A Câmara Municipal de Tarumã esteve presente no I Simpósio de Inovação e Tecnologia

SET

A cidade de Assis, localizada no coração do Vale do Paranapanema, foi palco do I Simpósio de Inovação e Tecnologia, realizado nos dias 18 e 19 de setembro de 2023. O evento, promovido pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - Campus Assis, reuniu acadêmicos, empresários, pesquisadores e membros da comunidade para debater questões fundamentais para o desenvolvimento da região.

O simpósio teve como principais objetivos fomentar o debate sobre o desenvolvimento econômico e sustentável, baseado nas potencialidades e vocações existentes no Vale do Paranapanema, bem como a conexão com instrumentos de inovação tecnológica e social. Além disso, a iniciativa buscou promover a instalação de um ambiente propício à disseminação da cultura de inovação, estimulando a interação entre a academia e o setor produtivo.

Uma das principais justificativas para a realização do simpósio é o estímulo ao desenvolvimento econômico da região. A instalação de um centro de inovação tecnológica em Assis tem o potencial de impulsionar a economia local, gerando empregos, atraindo investimentos e promovendo a diversificação do setor produtivo.

Nesse contexto, a parceria do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) e sua participação no evento desempenham um papel crucial na promoção do desenvolvimento da região do Vale do Paranapanema. A presença do CIVAP neste evento demonstra um compromisso coletivo dos municípios em impulsionar a inovação, o desenvolvimento econômico e sustentável. Essa colaboração pode resultar em benefícios significativos, incluindo o estabelecimento de parcerias estratégicas, a atração de investimentos regionais e a criação de um ecossistema propício à inovação, que, por sua vez, pode gerar empregos, fortalecer a educação e pesquisa, reter talentos locais e promover a diversificação econômica.

Além disso, o evento contou com a ilustre presença do Deputado Estadual Mauro Bragato, presidente da Comissão de Ciência Tecnologia Inovação e Informação da Alesp, que demonstrou seu comprometimento com o avanço tecnológico e inovação na região do Vale do Paranapanema. A participação do deputado acrescentou ainda mais peso e relevância ao simpósio, ressaltando a importância das discussões sobre inovação e tecnologia para o estado de São Paulo.

O simpósio também abordou a atração de talentos e a retenção de jovens na região. Com a presença de um centro de inovação, Assis poderá oferecer oportunidades de trabalho e empreendedorismo, incentivando os jovens a permanecerem na região e contribuírem para o seu desenvolvimento.

Além disso, o evento promoveu a integração com o ecossistema regional do Vale do Paranapanema. O centro de inovação poderá estabelecer parcerias com empresas, instituições de ensino, governos locais e entidades de fomento, criando uma rede de colaboração e apoio mútuo. Isso fortalecerá o ecossistema de inovação da região, estimulando a troca de conhecimentos, a realização de projetos conjuntos e o compartilhamento de recursos.

O I Simpósio de Inovação e Tecnologia em Assis marcou o início de uma jornada que visa transformar a região em um polo de inovação e tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico e sustentável do Vale do Paranapanema. A Câmara Municipal de Tarumã parabeniza a iniciativa e reafirma seu compromisso com o progresso da região.